segunda-feira, 28 de março de 2011

MATERNIDADE MUNICIPAL MÃE ESPERANÇA

No dia 02/02/2011, os sacerdotes da Comunidade Tradicional de Terreiros estiveram reunidos com o Vereador Cláudio Carvalho (PT) e, entre as diversas reivindicações solicitou que:
1. A Maternidade Municipal Mãe Esperança - inaugurada em 29/06/2006 pelo prefeito Roberto Sobrinho - cujo nome foi em homenagem à parteira e fundadora do primeiro terreiro de Porto Velho Yalorixá Mãe Esperança passe a ser denominada “Maternidade Municipal Mãe Esperança Rita”;
2. Que seja colocado um busto e uma placa em Homenagem a Mãe Esperança Rita, uma mulher negra maranhense fundadora do primeiro Terreiro do Estado de Rondônia denominado “Terreiro de Santa Bárbara” cuja à ocupação do Mocambo, bairro dos mais antigos da cidade de Porto Velho se deve a criação deste terreiro e que sempre acolheu em seu terreiro as moças grávidas que, sem marido eram expulsas de suas casas e também, operários da estrada de ferro e pessoas que não tinham lugar para dormir.

O Ogã Silvestre explicou que essa homenagem fará justiça a uma mulher à frente do seu tempo. Ela além de acolher e alimentar pobres, prostitutas e jovens solteiras grávidas, conseguia recoloca-los no mercado de trabalho, tamanha era sua influência. No seu terreiro alfabetizava as crianças e dava aulas de reforço escolar para as que já estavam na escola. Ela nunca se negou a ajudar quem quer que fosse e a qualquer hora do dia ou da noite. “A colocação de um Busto, foto e placa é uma Homenagem justa para essa grande mulher” (Ogã Silvestre).

Nenhum comentário:

Postar um comentário