domingo, 8 de maio de 2011

CAMPANHA DE PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS E MATAS


As Comunidades Tradicionais de Terreiros de Porto Velho estiveram no igarapé mato grosso, a 08 km de Porto Velho, no dia 07 de maio, para realizar um mutirão de limpeza com a finalidade de melhorar as condições daquele igarapé.
A atividade teve inicio as 09h00min e finalizou as 13h00min. Neste Mutirão foram recolhidos todos os pneus, roupas, garrafas pet, copos descartáveis, pratos, sacos plásticos,utensílios domésticos, restos de veículos, etc.
Trata-se do Mutirão Pelas Águas e Matas, uma série de eventos que serão realizadas pelas comunidades tradicionais e capitaneadas pela Associação Centro de Cultura Negra e Religiosidade Afro Amazônica - ACCUNERAA em prol da preservação da natureza.
Participaram mais de trinta pessoas, entre ogãs, Pais e mães de santo, que objetivaram deixar o local em condições de receber oferendas e outras atividades afro-religiosas e tiveram como parceiro a Secretaria Municipal de Serviços Básicos - SEMUSB.
Todos foram unanimes em afirmar que o igarapé mato grosso faz parte da história de Porto Velho, portanto um local sagrado para os religiosos de matriz africana cultuarem seus orixás, inkises e vonduns, pois, onde há natureza (água, mata, terra) há vida, ponto crucial para as religiões de matriz africana.
Para o Presidente do Centro de Cultura Negra, Ogã Silvestre, a importância da preservação desses locais, não é só religiosa, é importante para o meio ambiente e para a preservação de um local histórico para nossa capital: “Quando preservamos a natureza somos presenteados pelos orixás com muita paz, saúde e prosperidade” disse ogã Silvestre.
No dia 21 de maio o grupo estará fazendo a limpeza no Igarapé Bate Estacas das 09h00 as 14h00 em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Básicos e do Vereador Claudio Carvalho.