quinta-feira, 14 de abril de 2011

ACONTECE NO DIA 24 DE ABRIL, NO CENTRO CULTURAL ODOMIÔ A OFICINA DE BRUXOS E BRUXAS.

O Centro Cultural e Religioso Odomiô, é um espaço criado para divulgar e promover eventos culturais e religiosos. Na programação cultural, todos os meses são realizadas atividades voltadas para esta finalidade.
As formas de ser relacionar com o sagrado são as mais variadas, havendo na teoria fronteiras entre elas. Na prática, nem sempre isso é possível, pois as experiências pessoais e a caminhada de cada um podem apresentar particularidades que são chamadas de distorções por alguns.
Para discutir este tema, no dia 24 de abril realizaremos uma oficina com bruxos e bruxas. O objetivo é colocar em diálogo diversas práticas tratadas como mágicas. A idéia originou da indagação de pessoas que fazem uso de recursos mágicos acerca do lugar que elas ocupam no mundo do sagrado, e que não sabem exatamente como se definirem quando são questionados sobre a sua religiosidade.
A Oficina terá início às 15 horas do dia 24 de abril, e acontecerá no Centro Cultural Odomiô, na Vila Candelária. Será cobrada uma taxa de dez reais, que pode ser paga no dia e no local do evento.
Confirmem presença!
Tel. 3221-7146 / 8133-0268 (Centro Cultural Odomiô) ou 3221-8449 / 9907-6380 (Marta Valéria)

quinta-feira, 7 de abril de 2011

“OMI KOSI, ÉWÈ KOSI, ÒRÌSÀ KOSI”


“OMI KOSI, ÉWÈ KOSI, ÒRÌSÀ KOSI”
“Sem água, sem folha, sem orixá.”

No dia 07/04/2011, os sacerdotes da Comunidade Tradicional de Terreiros estiveram reunidos na Fundação Cultural Iaripuna com a Vice Presidente da entidade Professora Berenice Simão para iniciar as discussões acerca do lugar a ser destinado para a Comunidade Afro Religiosa no projeto “Complexo Beira Rio”. A professora Berenice fez uma exposição de como estão sendo negociada a construção do projeto com o Grupo Mesa e que esta obra faz parte das compensações da construção das Usinas em Porto Velho.
Em seguida todos os presentes apresentaram e falaram de como o espaço ideal para o uso comum de todas as tradições das religiões de matriz africana deverá ter uma floresta, água corrente e que este espaço será preservado o Ogã Silvestre lembrou que: “as comunidades Tradicionais de Terreiros representam uma forma específica de ocupação do solo urbano, com sua organização e ajuda mútua entre seus membros, à preservação do meio ambiente começa com a relação com a terra, com as árvores e plantas, com as águas, rios e lagoas, ela é decisiva para o pensamento religioso do candomblé e da umbanda para realizar seus rituais.”
Como a Fundação ainda não tem o mapa da área onde será construído o Complexo Beira Rio, decidiu-se que a Vice Presidente e mais dez sacerdotes Afro Religiosos percorrerão as margens do Rio Madeira para escolher o local (ou locais) que será destinado as Comunidades de Terreiros.